Harry Potter e o Enigma do Principe
Harry não recebe mais cartas de Rony e Hermione, o verão está insuportável e Harry escuta de repente um barulho na casa dos tios. Válter, o tio de Harry, desconfia que ele tenha sido o autor do barulho. Harry chateia-se e começa a andar pelas ruas quando vê o seu primo Duda e os seus amigos. A caminho de casa, Harry e Duda começam a discutir. Duda fala algo sobre Cedrico, e Harry puxa a varinha, mas não a usa. De repente, chegam dois dementadores que atacam Harry e Duda, e Harry usa magia para se livrar dos dementadores. A Srª. Figg, uma vizinha de Harry, chega e começa a falar que um tal Mundungo Fletcher o estava seguindo por ordens de Dumbledore, e saiu no seu turno de vigilância. Harry nunca imagina que a Sra. Figg fosse Bruxa, e ela revela-lhe que é um "aborto". Harry também se enraivece quando descobre que Dumbledore estava a pedir para que pessoas o seguissem. Quando chega na casa dos Dursley, os tios lhe pedem grandes informações sobre como tudo aconteceu, e chegam a pensar que o Harry usou magia contra Duda, mas o que mais preocupou Harry foi uma carta dizendo que ele fora expulso de Hogwarts. Minutos depois, chega outra carta dizendo que, em vez disso, Harry terá que comparecer a uma audiência disciplinar de noite com um grupo de pessoas, incluindo amigos de Harry como Remo Lupin. Eles levam-no em vassouras até a casa de Sirius Black. Harry encotra Rony Weasley, Hermione Granger e grita com eles um monte de coisas sobre toda a sua raiva do verão. Os amigos explicam o que é a Ordem da Fênix. Harry vai até a audiência com Arthur Weasley, pai de Rony. Na audiência, Harry, por um triz é absolvido. Na saída do Ministério, Harry e Arthur vêem o Ministro da Magia que ultimamente tem engrossado com Dumbledore por que ele não quer acreditar que Voldemort voltou, ao lado do Comensal da Morte, Lucio Malfoy.
Harry, Rony e Hermione voltam à Hogwarts. Mas quando chegam lá, descobrem que há outra professora de Defesa contra as Artes das Trevas, contratada do Ministério da Magia, muito irritante chamada Dolores Umbridge, que resolve ensinar a eles por um livro, pois ela diz que não existe nenhum perigo fora de Hogwarts (duvidando do que Harry tinha dito, que Lord Voldemort voltara. Depois disso, eles tem uma discussão e ele acaba tendo que ter detenção). Na detenção, Harry tem que escrever "Eu não devo contar mentiras" em um papel com uma pena especial de Dolores. Mas quando se escreve alguma coisa no papel, a pena faz uma tatuagem em sua pele.
Depois de algum tempo, Dolores fala para o Ministério que Hogwarts tem problemas seríssimos de disciplina, e o Ministério decide colocá-la como Alta Inquisitora de Hogwarts. Com isso, Harry e alguns de seus amigos fazem um grupo secreto chamado A.D. (Armada de Dumbledore) para ensinar verdadeira Defesa contra as Artes das Trevas. E o professor é Harry. Depois de algum tempo, a diretora Umbridge descobre tudo e acaba demitindo Dumbledore, pois suspeita que ele está por trás daquilo. Com isso, a A.D. ficou mais furiosa ainda e planejou um plano para banir Umbridge da escola.